Background Color:
 
Background Pattern:
Reset
Pesquisa

Nasceu em Lisboa em 20 de maio de 1931. Crítico e divulgador de  jazz, Raul Calado interessou-se pelo jazz desde o final da década de 1940. Fez parte do Hot Clube de Portugal tendo pertencido aos seus corpos gerentes entre 1955 e 1957. Em 1958, deu início ao processo de criação do Clube Universitário de Jazz de Lisboa, do qual foi o sócio nº 1 e o principal mentor até ao seu encerramento pela polícia de Segurança Pública, em 1961.

Um dado que confere lugar de destaque a este divulgador no âmbito dos estudos de caso do projecto Mensageiros do Jazz é o facto de ter desenvolvido uma intensa actividade de divulgação do jazz em Portugal que se estendeu à publicação de textos na imprensa periódica portuguesa, à realização de sessões fonográficas, conferências em diversas instituições, associações e clubes estudantis, assim como à realização na Emissora Nacional do programa de rádio Tempo de Jazz (1958-1973). 

Raul Calado foi ainda autor de traduções dos primeiros livros sobre jazz publicados em Portugal. Já no século XXI, continuou a desenvolver uma significativa atividade mediática através da publicação de artigos de opinião na revista portuguesa All Jazz, sobretudo dedicados à análise das novas formações de Dixieland na Europa.