Background Color:
 
Background Pattern:
Reset
Pesquisa

Manuel Jorge Veloso contactou com o jazz em meados dos anos 1950. Iniciou na década seguinte a sua actividade de divulgação do jazz, que manteve até ao presente. Nesse âmbito, foi autor e apresentador de programas televisivos (incluindo o pioneiro "TV Jazz" [1963], transmitido pela RTP), bem como de programas radiofónicos em várias emissoras do país (entre os quais o programa "Um Toque de Jazz" [1993-2011] na RDP-Antena2).

Assinou textos em múltiplos periódicos e no blog "O Sítio do Jazz2, que mantém desde 2007. É autor da entrada-âncora "Jazz" na Enciclopédia da Música Portuguesa no século XX (Castelo-Branco [coord.] 2010). Foi também produtor discográfico, conferencista e programador de eventos na área do jazz.

Um dado que confere lugar de destaque a este divulgador no âmbito dos estudos de caso do projecto Mensageiros do Jazz é o facto de ter desenvolvido, em paralelo com o seu percurso enquanto divulgador do jazz, uma carreira de músico amador. Como baterista, Manuel Jorge Veloso foi fundador, no final da década de 1950, do Quarteto do Hot Clube de Portugal. Para além de instrumentista foi também compositor, actividade particularmente evidenciada na sua autoria de bandas sonoras originais, das quais se destaca o filme Belarmino de Fernando Lopes (1964).